Entrevista com Alê Ramos
Maia: Vender óculos de grau pela internet: o que o motivou a algo tão desafiador? Alexandre Ramos: Dois anos depois de inaugurar nossa loja física, já entendendo a dinâmica do varejo óptico, decidimos que a internet era o melhor meio de divulgar nosso trabalho, que também é o sonho de inovar no universo da ótica. Em 2006, quando começamos o primeiro site de ótica do país, comprar pela internet era para poucos, ainda mais óculos. Acreditando no sonho, persistimos, e hoje colhemos os frutos dessa decisão, conseguindo vestir os olhos de milhares de clientes Brasil afora. Maia: Quais foram os principais mitos que a Óculos Shop precisou esclarecer no começo da trajetória? Alexandre Ramos: Sem dúvida os óculos não são dos artigos mais fáceis de vender à distância, principalmente armações de grau com lentes. Antes das vendas de tênis pela internet, as pessoas acreditavam que seria muito difícil, assim como perfume e roupas, mas hoje em dia é difícil achar alguém que não tenha comprado online algum desses itens. Nosso desafio hoje é educar o cliente, fornecendo o máximo de informação possível, com o objetivo de prestar um serviço de grande utilidade e fazer com que o usuário confie em nosso trabalho. Outros fatores fundamentais são: oferecer troca ou devolução grátis por 30 dias e também nossa história com mais de 14 anos vendendo óculos e confeccionando lentes oftálmicas.Empreendedorismo
Maia: Empreender na internet é mais fácil? Alexandre Ramos: Penso que empreender não combina com a palavra “fácil”, seja online ou offline. O caminho é árduo, exige bastante esforço e, principalmente, persistência. Não creio que seja menos difícil empreender na internet. Muitas pessoas têm a ilusão de que vender online é sempre mais fácil. Entendo que possa até parecer, mas na prática, acredite, não é. Existem dores e desafios diferentes que farão parte da caminhada, mas que no fim levamos como aprendizado e acabam ajudando nossa história a ficar mais bonita. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa história? Empreender rende poucas e boas.
Maia: Como faz para transmitir segurança para os clientes? Segurança de que os óculos são bons, uma vez que os clientes não os tocam, não os veem; e de que os óculos vão ficar bons nos respectivos formatos de rostos...
Alexandre Ramos: Em primeiro lugar, geramos confiança na marca, porque o cliente que nunca comprou conosco precisa saber que somos confiáveis. Nesse caso, nossa história de mais de 14 anos nos ajuda sempre, aliado com o que a internet diz sobre nós. Ter boa reputação em sites como ReclameAQUI é importantíssimo. Inclusive já fomos indicados ao Prêmio ÉPOCA ReclameAQUI algumas vezes e já tivemos a felicidade de ganhar. Além disso, oferecer Troca e Devolução grátis por 30 dias sempre encoraja o consumidor final a comprar despreocupado.
E não é só isso. A segunda questão, uma vez que o cliente já confia na loja, é oferecer bons conteúdos, boas fotos, descrições de fato relevantes, especificações e conteúdos variados que ajudem a informar e tangibilizar o produto. Criar e-books sobre formato do rosto, por exemplo, é uma maneira de ajudar o cliente. E, claro, não poderia faltar o SAC. Ter pessoas especializadas, prontas a ajudar o cliente a escolher os melhores óculos, é um recurso muito precioso, que humaniza a compra e gera confiança, principalmente em quem é mais indeciso.



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